Evaldo Guerreiro diz que o maior problema da cidade é a saúde


    O prefeito eleito da Capital dos Transatlânticos fala sobre a realidade do município 
Filho de Rosa Helena Bertemes Guerreiro e Evaldo José Guerreiro, o advogado e futuro prefeito de Porto Belo é um cidadão que acreditou no sonho de comandar e tentar transformar a sua cidade. Nascido na Capital catarinense dos Transatlânticos, aos 14 de Agosto de 1979, Evaldo Guerreiro Filho é casado e tem uma filha, Catarina de Andrade Rodrigues Guerreiro. 
    Aos 33 anos, a idade de Cristo, Evaldo Guerreiro Filho assumiu com a comunidade portobelense um grande desafio: moralizar e sanear a máquina pública. É uma missão difícil, mesmo para quem já integrou o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Segurança (CONSEG), Conselho Municipal de Habitação, Associação Porto Ambiental, Associação Comunitária do Bairro Perequê e Associação de Moradores e Amigos do Centro de Porto Belo, além de compor o quadro de servidores da Prefeitura de Itapema, no entanto não é impossível. 
Evaldo Guerreiro Filho prestou as seguintes informações ao Jornal Razão:
Razão: Qual a sensação de ouvir do juiz eleitoral a confirmação da vitória no pleito? 
Evaldo:
 É um momento inesquecível aquele em que o resultado é divulgado. Porém, maravilhoso mesmo é quando se chega à praça central e a gente se depara com milhares de pessoas comemorando junto conosco! Esse é um momento que vai ficar guardado na minha memória para sempre!

Razão: Já tiveste outras experiências políticas anteriores? 
Evaldo: 
Primeiro, entendo que em todos os espaços da vida estamos fazendo política, construindo uma realidade melhor, seja em nossa família, no trabalho ou em um cargo ou partido. Respondo a pergunta dizendo que sim, porque considero que a minha participação nas várias entidades organizadas de Porto Belo e no governo de Itapema me permitem assim fazê-lo.

Razão: Foi difícil a negociação para Giovanni Voltolini aceitar ser o seu candidato a vice? 
Evaldo:
 A construção dessa aliança proveio da necessidade de um resgate ético da política em Porto Belo, oportunizando uma nova esperança para a cidade! O Giovanni foi fundamental e teve uma atitude que, tenho certeza, será lembrada por muitos anos em Porto Belo.

Razão: Já tiveste um panorama da realidade estrutural e financeira da prefeitura? 
Evaldo:
 Algumas informações sim, porém poucas perto da necessidade de organizar o todo da Administração. Informações públicas, o PPA, a LDO e a proposta de Orçamento para o ano que vem, basicamente.

Razão: A atual equipe administrativa esta facilitando a transição política? 
Evaldo: 
Já iniciamos a transição com o Prefeito e estamos compondo a equipe de governo para a partir do dia 3 estarmos dialogando por setor na administração.

Razão: Pelo que já viu até agora, qual é hoje o maior problema de Porto Belo? 
Evaldo:
 A saúde! Isso em face de se a necessidade mais premente das pessoas e o que por consequência é mais demandado, além do fato de estarmos com várias dificuldades no município nesta área!

Razão: Já é possível anunciar alguns nomes da sua equipe administrativa? 
Evaldo:
 Prefiro aguardar o momento exato!

Razão: Quais serão as cinco prioridades deste seu primeiro ano de Governo? 
Evaldo:
 Reorganização administrativa, aprimoramento da saúde básica, principalmente na área da Estratégia da Saúde da Família, reorganização dos conselhos municipais, implantação do orçamento participativo e planejamento das metas e ações para os 4 anos, com metas mais duradoras de gestão.

Razão: É sua intenção compartilhar de fato as decisões com a comunidade? 
Evaldo:
 Totalmente! Eu me construí no meio dos movimentos sociais. Tenho a minha luta política partilhada por várias entidades. E afinal, eu acredito que o poder de governo e do Estado é realmente do povo e por isso tem que servir ao seu bem.

Razão: Qual a sua expectativa em relação as parcerias com o Governo do Estado? 
Evaldo:
 Eu espero fazer muitas parcerias e que o Governo do Estado faça a sua parte, que realize os investimentos na área da segurança pública, da saúde e da educação, coisas que até então não estamos vendo e que, infelizmente, são atribuídas em responsabilidade aos Prefeitos de todo o Estado.

Razão: Comenta-se que na semana passada o senhor esteve em Brasília. Já começou a busca por recursos e convênios com a Administração Federal? 
Evaldo:
 Estive sim em Brasília, como já fui várias vezes a Florianópolis depois das eleições, na Caixa Econômica, no DNIT, na Assembleia Legislativa. A ideia é desde a busca de recursos e pelo que sei teremos algumas emendas parlamentares já no ano que vem, além de uma creche de até R$ 750.000,00. Também solicitamos a inclusão de obras importantes no orçamento do Estado, como a conclusão da pavimentação da Estrada Geral do Alto Perequê, que liga Porto Belo a Tijucas e a urbanização da Avenida Governador Celso Ramos, entrada de Porto Belo.

Razão: O senhor apoiaria a criação de uma secretaria de desenvolvimento regional, agregando o vale do Rio Tijucas, Governador Celso Ramos, Porto Belo, Itapema e Bombinhas? 
Evaldo:
 Primeiramente temos que reanalisar o sentido das SDR´s. Hoje em face das mais diversas situações e circunstâncias possuem muito pouca utilidade. Precisaríamos avançar sim na democratização do orçamento do Estado de Santa Catarina, que é nula, e ampliar os investimentos em infraestrutura (estradas, equipamentos turísticos, etc), segurança pública, educação e saúde. Enquanto isso não for feito, podemos criar quantas SDR´s quisermos que não haver grandes mudanças em nossa realidade nem melhorias na vida do povo.

Razão: Que mensagem deixar para os nossos leitores? 
Evaldo: 
Gostaria de dizer a todos os leitores e moradores de Porto Belo e região que a política deve ser um espaço de esperança, produzido todos os dias por todos nós, não simplesmente no momento eleitoral onde acontece o encontro de nossas vontades individuais com a um projeto eleito pela maioria dos cidadãos. É essa política que nos dá a possibilidade de construirmos um mundo ou uma cidade melhor. Além disso, agradecer a oportunidade que estou tendo de poder governar Porto Belo, o que vou retribuir com muito trabalho, empenho e diálogo nos próximos 4 anos.

Comentários